Cursos gratuitos

Como se tornar um afiliado e receber comissões das maiores empresas do Brasil

 

Você certamente já ouviu falar desse termo e se não ouviu, duvido que não tenha esbarrado em algum perfil de rede social especializado em promoções e ofertas de cupons promocionais dos produtos mais diversos possíveis. Entender como funciona o trabalho como afiliado na verdade é bem simples: o afiliado escolhe um produto em uma determinada marca ou marketplace e gera um link próprio de divulgação. Daí por diante, são muitos os caminhos para a propagação desses links e aí que mora o segredo do sucesso. A seguir vou falar um pouco mais sobre como se tornar um afiliado e receber comissões das maiores empresas do Brasil.

Definição e Funcionamento do Marketing de Afiliados:

O marketing de afiliados emergiu com muita força no cenário digital nos últimos anos e transformou a maneira de  como empresas hoje promovem e vendem produtos. Trata-se de um modelo de negócios simples e muito inovador que promove a colaboração entre anunciantes e afiliados para impulsionar vendas e gerar receitas compartilhadas. 

A dinâmica é simples: basicamente como qualquer negócio de vendas funciona, empresa/vendedor, o marketing de afiliado consiste em uma parceria entre um anunciante e um afiliado. O anunciante fornece produtos ou serviços ao mercado, enquanto o afiliado promove esses produtos e ganha comissões por cada venda gerada através dos meios em que esse afiliado usou para divulgar o produto. O rastreamento das atividades do afiliado é realizado por meio de links exclusivos, garantindo a precisão na apuração dos resultados e ganhos financeiros para o afiliado. 

Crescimento pós-pandemia 

O mercado de afiliados teve um crescimento exponencial nos últimos anos, sobretudo pós-pandemia onde este formato de negócio se popularizou no Brasil. Hoje você encontra empresas dos mais diversos setores, desde varejo, tecnologia, até serviços financeiros, adotando o marketing de afiliados como uma estratégia para impulsionar suas vendas.

 

Benefícios para Afiliados:

1.Renda extra passiva: Os afiliados têm a oportunidade de gerar renda extra passiva promovendo produtos ou serviços sem a necessidade de criar ou manter um produto.

2.Diversificação de receitas: Como citei acima, hoje é possível encontrar diversas empresas, nichos, produtos e serviços funcionando com seus programas de afiliados e ao trabalhar com várias opções, os afiliados podem diversificar suas fontes de receita sem necessariamente depender exclusivamente de um único canal.

3.Flexibilidade: O marketing de afiliados oferece flexibilidade em termos de escolha de produtos e horários de trabalho, permitindo que afiliados criem suas rotinas e promovam seus negócios de acordo com suas preferências.

 

Vantagens para Anunciantes:

1.Baixo risco: Os anunciantes pagam apenas por resultados reais, ou seja, vendas realizadas, desta forma garante um baixo risco de perdas.

2.Maior audiência: A colaboração de um afiliado permite que os anunciantes alcancem novos públicos e mercados de forma orgânica, ampliando significativamente sua presença online.

3.Desempenho: Ferramentas avançadas de rastreamento permitem que os anunciantes monitorem o desempenho em tempo real, proporcionando uma visão clara do retorno sobre o investimento.

Principais programas de afiliados no Brasil

  • Parceiro Magalu
  • Afiliados Shopee
  • Afiliados Hotmart
  • Programa Social Soul
  • Associados Amazon
  • Afiliados Americanas /Submarino
  • Associados Mercado Livre
  • Afiliados Aliexpress
  • Afiliados Edduz 
  • Afiliados Hotmart
  • Programa de afiliados Hostinger 
  • Afiliados Monetizze 

Como Escolher o melhor programa?

Com tantas opções de programas de afiliação, fica difícil escolher a melhor alternativa para começar mas por experiência própria informo-lhes, escolha o nicho que mais se aproxima de suas afinidades e trabalhe afundo. Talvez o grande problema de ter muitas alternativas seja querer “abraçar” o máximo de opções e acabar por consequência não conseguindo desenvolver um bom trabalho em nenhuma delas. 

Tão importante quanto escolher o nicho de atuação, é entender as políticas e indicadores de cada plataforma como:

Critérios de entrada no programa: Informações necessárias e prazos para ingresso no programa.

Taxas de comissionamentos: cada programa possui uma política de comissionamento diferente e vale se aprofundar em cada uma delas antes de iniciar sua jornada. 

Período de validade dos cookies: Fique atento a data de expiração do rastreador de afiliado que fica armazenado no navegador de cada usuário que acessou com seu link. Algumas plataformas usam cookies “eternos”, outras com validade de 24hrs, etc.  

Prazos para pagamentos: Analise se o programa que você escolheu possui saque mínimo para pagamento e de quanto em quanto tempo é possível sacar as comissões. 

 

Desafios para o mercado de afiliados em 2024

Embora o marketing de afiliados traga inúmeras vantagens, não está totalmente isento de desafios. Questões como fraudes, concorrência acirrada e mudanças nas políticas de plataformas podem impactar a estabilidade do negócio para os afiliados. 

O futuro do marketing de afiliados possivelmente deve se adaptar cada vez mais as tendências de mercado e preferências do consumidor. Em uma rápida busca no youtube sobre como trabalhar como afiliado, são inúmeros os conteúdos ensinando técnicas de como atingir seu público, mil maneiras de propagar o seu link de afiliado, etc, e isso é muito bom para abrir os horizontes sobre possibilidades para ações que você muitas vezes nem imaginava que existiriam, o que é muito bom porém, por outro lado, outras milhares de pessoas estarão replicando as mesmas técnicas e é preciso estar atento às novidades e entender qual a melhor estratégia para chegar no seu publico.